"Rota do Café Verde" é nova atração turística na Serra de Baturité

Share

cafe verde

Imagine um roteiro que reúna as belezas da serra mais charmosa do Estado e que contemple tanto os empreendimentos turísticos como a gastronomia, o artesanato, o lazer e o agronegócio, por meio dos produtores de flores, café e frutas. Pois essa é a proposta da "Rota do Café", que começa a ser formatada pelo Escritório Regional do Sebrae.

O novo roteiro nasce na esteira de um outro projeto que o Sebrae Ceará vem desenvolvendo na região: o da revitalização do café sombreado.

Localizada na Zona Norte do Ceará, a microrregião serrana do Maciço Baturité está a aproximadamente 120 km de Fortaleza e a uma altitude em torno de 865 metros acima do nível do mar, o que proporciona um clima sempre ameno.

A região possui, ainda, atrativos naturais preservados em Área de Proteção Ambiental, como cachoeiras, riachos, fauna e flora exuberantes, construções históricas e eventos temáticos o ano todo.

Neste cenário, o Escritório do Sebrae no Maciço de Baturité vislumbrou um novo produto turístico, gerando, assim, novas alternativas econômicas, sociais e culturais para as micro e pequenas empresas, comunidade local e visitantes. "A Rota do Café Verde será de extrema importância para a valorização dos produtores e contribuirá para a sua permanência na região serrana. Ao preservar os cinturões verdes, este produto torna-se cada vez mais importante para a questão da sustentabilidade e, ainda, por auxiliar no fomento do turismo rural, oportunidade em que o visitante poderá conhecer desde antigos casarões às plantações de café e degustar drinks à base do nosso Café Verde. Mais: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/rota-do-cafe-sera-nova-atracao / Foto: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/rota-pretende-aquecer-economia-1.1288124